Laboratórios

close
info:

Embrapii Coppe A Unidade Embrapii da Coppe atua na área de Engenharia Submarina para exploração de óleo e gás. As linhas de atuação da unidade envolvem itens como análise, projeto e qualificação de dutos submarinos, risers rígidos e flexíveis e cabos umbilicais de média e alta tensão; garantia de escoamento; e análise de integridade estrutural e gerenciamento de risco – monitoramento, inspeção e reparo. Os futuros projetos serão realizados por meio de parcerias com empresas do setor de óleo e gás.
close
info:

Fundo Verde O Fundo Verde da UFRJ tem como objetivo o fomento a projetos de infraestrutura sustentável nos setores de geração e racionalização do uso de energia, água e de mobilidade urbana. Foi instituído pelo decreto estadual Nº 43.903/2012, que isenta a universidade do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) da conta de luz no campus da Cidade Universitária para que o recurso seja investido em projetos sustentáveis neste mesmo campus. O acordo foi assinado ao final de 2012 e os projetos começaram a ser estruturados na metade do ano de 2013.  
close
info:

LabOceano O Laboratório de Tecnologia Oceânica, o LabOceano/Coppe,  foi a primeira instituição a ser instalada no Parque Tecnológico da UFRJ. O laboratório possui o tanque oceânico mais profundo do mundo que permite a simulação realista das principais características do meio ambiente oceânico, atendendo, assim, às necessidades e alto padrão de exigência impostos pela indústria offshore.  
close
info:

Laboratório de Acústica e Vibrações da UFRJ (Lavi) O Laboratório de Acústica e Vibrações da UFRJ (LAVI) desenvolve pesquisas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, além de oferecer cursos de extensão, assessoria técnica e metrológica. As principais linhas de pesquisa do laboratório são: fontes sonoras; propagação de ondas; acústica de salas; materiais acústicos; controle de ruído e vibração; dinâmica de colunas de perfuração; monitoração e diagnóstico de máquinas; dinâmica de rotores; dinâmica de selos internos. O LAVI também se dedica ao estudo e mapeamento da poluição sonora através de medições de ruído e simulações computacionais. O ruído aeroportuário é estudado por um grupo que já atuou junto à maioria dos aeroportos brasileiros.
close
info:

Laboratório de Processos de Separação com Membranas e Polímeros O Laboratório de Processos de Separação com Membranas e Polímeros (PAM) realiza atividades, tanto na área acadêmica como na tecnológica. No Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), no Parque Tecnológico da UFRJ, o PAM desenvolve estudos visando a recuperação de CO2 do gás natural e está ativamente envolvido na síntese de membranas que possam operar em altas temperaturas e na preparação de membranas de transporte facilitado de separação de gases. O laboratório também atua no estudo de contactores com membranas, que são utilizados para o aumento da área de contato entre a corrente gasosa e o absorvente líquido. As membranas para contactores podem ser utilizadas na remoção de CO2 do gás natural ou biogás e na remoção de contaminantes do ar.
close
info:

Laboratório H2CIN de Hidrorrefino, Engenharia de Processos e Termodinâmica Aplicada O Laboratório H2CIN de Hidrorrefino, Engenharia de Processos e Termodinâmica Aplicada da Escola de Química da UFRJ conduz pesquisa, extensão e ensino nas linhas: Hidrorrefino de Frações de Petróleo, Processos de Separação, Controle e Otimização de Processos, Análises de Sustentabilidade, Captura de CO2 de Gás Natural e Exausto por Absorção Química e Líquidos Iônicos, Remoção de Gases Ácidos de Gás Natural, Sequestro Químico e Bioquímico de Carbono, Escoamento Compressível, Gasodutos e Carbodutos, Detecção de Vazamentos, Operações Especiais para Gás Natural: Separador Supersônico, Contactora Gás-Líquido, Permeação em Membranas e Adsorção em Peneira Molecular.
close
info:

LAMCE O Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia é um laboratório do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ. Atua há mais de vinte anos na área de pesquisa, formulação e desenvolvimento de métodos numéricos em Mecânica Computacional aplicados à Engenharia e Geociências e em métodos de visualização científica.  
close
info:

Neo O laboratório faz parte do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da COPPE/ UFRJ e é associado ao LabOceano. Realiza estudos e testes em linhas flexíveis para exploração de petróleo e gás em águas profundas.  
close
info:

Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) foi estabelecido, nos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês). O papel do PBMC é reunir, sintetizar e avaliar informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil. O PBMC disponibiliza informações técnico-científicas sobre mudanças climáticas a partir de avaliação integrada do conhecimento técnico-científico produzido no Brasil ou no exterior, sobre causas, efeitos e projeções relacionadas às mudanças climáticas e seus impactos, de importância para o país.