O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas. Nossa missão é gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo a UFRJ e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Inaugurado em 2003, o Parque abriga centros de pesquisas de empresas de grande porte nacionais e multinacionais, além de pequenas e médias, startups, espaços para o desenvolvimento de empreendedorismo e integração e laboratórios da UFRJ.
Nesse ambiente, as empresas encontram infraestrutura e conhecimento especializado necessários para a superação de desafios empresariais.
Nesse ambiente, as empresas encontram infraestrutura e conhecimento especializado necessários para a superação de desafios empresariais.
O Parque acompanha a gestão das startups, pequenas e médias empresas residentes e realiza atividades que estimulam o relacionamento entre as organizações residentes e demais públicos de interesse. O Parque também atua visando auxiliar a ampliação do networking das companhias e estimular o empreendedorismo por meio de atividades de gestão de negócios e captação de recursos.
Nos últimos anos, o Parque Tecnológico da UFRJ vem investindo fortemente em duas frentes de trabalho: atração de novas empresas dos mais variados setores da economia e o transbordamento de suas atividades para além das fronteiras físicas, através de parcerias com demais Parques e ambientes de inovação.
Eleito como o Melhor Parque Tecnológico do Brasil em 2013 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Parque Tecnológico da UFRJ possui um time especializado na promoção da interação entre as empresas com unidades/grupos de pesquisa da universidade. A UFRJ vem sendo apontada como a universidade mais inovadora do Brasil justamente pela sua interação com o mercado e a sociedade na solução de seus problemas. Nesse ambiente, as empresas encontram infraestrutura e conhecimento especializado que suportam a superação de desafios empresariais.
São mais 1.456 laboratórios, 53.500 alunos de graduação, 15.700 estudantes de pós-graduação e 4.218 professores. Esse conjunto atua num amplo espectro de disciplinas e aplicações setoriais. O Parque conta ainda com a INOVATECA, um espaço físico e virtual para compartilhar conteúdo, conexões e experimentação! Um espaço físico e virtual com atividades para o desenvolvimento e apoio de projetos que inspirem iniciativas inovadoras e empreendedoras, em diferentes níveis de maturidade. Um local para a troca de saberes, propagação do conhecimento, incentivo a criatividade e a exploração de novas ideias, contribuindo para o desenvolvimento científico e social da sociedade.
São diversas atividades e serviços para quem tem interesse em empreender e desenvolver ideias inovadoras. Aulas, palestras, workshops, agendas de pitchs, desafios, hackathons, demodays, atendimentos, eventos, treinamentos, capacitação, experimentação e outros.