Sabemos é urgente frear o aquecimento global com o desenvolvimento de novas tecnologias. Mas também é fundamental minimizar o impacto que desastres naturais decorrentes das mudanças climáticas provoca nas vidas de milhares de pessoas.
Por isso, o Parque Tecnológico da UFRJ apoia o Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia em Desastres (Ceped), criado pela Coppe/UFRJ em 2023.
Por meio do programa Projetos Especiais, financiamos dois projetos que auxiliam o Ceped a desenvolver estratégias voltadas a esse público vulnerável: a Rede Refugia, que promove o acolhimento e colaboração mútua entre organizações humanitárias, refugiados e outros; e os Droneiros Voluntários, que usam drones em operações humanitárias e de desastre.
De acordo com o pesquisador Tharcisio Fontainha, à frente do Cenpe e professor do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, “é fundamental agir de maneira proativa. Os desastres vão continuar acontecendo, por mais que os riscos sejam mitigados. Não é uma questão de jogar a toalha, mas é reconhecer que o ciclo de vida do desastre (mitigação, preparação, resposta, recuperação e volta para mitigação) recomeçará”, alertou o professor, que destacou também que cada dólar gasto em prevenção, economiza sete dólares que seriam gastos na resposta.
*Com informações do Planeta Coppe Notícias
25/01/2024