Tornar a construção civil sustentável é meta essencial para se alcançar a descarbonização do planeta, já que o setor é responsável, segundo a ONU, por 37% do CO2 mundial. É por isso que a RILEM Association, União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais de Construção, Sistemas e Estruturas, tem se dedicado também à busca por materiais sustentáveis voltados ao setor.
Presente em 90 países, a RILEM visa promover a construção sustentável e segura e melhorar o desempenho e o custo-benefício das construções para a sociedade; estimular novas direções de pesquisa e suas aplicações, promovendo a excelência na construção; e favorecer e promover a cooperação interdisciplinar e multidisciplinar em escala internacional, por meio do acesso aberto ao conhecimento avançado.
Pós-doutor na área de Engenharia Civil, Toledo, que também é professor efetivo da UFRJ, está à frente do NUMATS, laboratório da Coppe UFRJ que pesquisa materiais, estruturas e tecnologias construtivas sustentáveis, como o bioconcreto e a argamassa com partículas de bambu.
A representação internacional na vice-presidência da RILEM é uma conquista também do Parque e da UFRJ como um todo, já que conecta os conhecimentos e competências do nosso ecossistema de inovação ao mundo. “A difusão e fortalecimento da RILEM na América Latina não apenas fomentará a colaboração internacional e compartilhamento de conhecimento avançado, mas também oferecerá a oportunidade de se desenvolver soluções tecnológicas inovadoras adaptadas às necessidades específicas da região, promovendo o desenvolvimento sustentável e impulsionando o progresso socioeconômico da América Latina”, acredita Romildo Toledo.
Saiba mais sobre a RILEM e sobre o NUMATS