O Parque Tecnológico vai lançar no dia 1 de março de 2021 o edital do programa Projetos Especiais da UFRJ. Com investimento de até R$ 2,2 milhões, o objetivo da iniciativa é atuar diretamente no fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na universidade.
Cada um dos integrantes do corpo social da UFRJ – professores, alunos, técnicos administrativos – vai poder submeter um projeto ao edital do Parque. Sendo que as propostas submetidas pelos estudantes precisam ter um orientador (docente ou servidor técnico-administrativo), que atuará também como coordenador do projeto junto à Fundação Coppetec.
O programa vai apoiar iniciativas institucionais capazes de promover interações entre as diversas áreas acadêmicas da maior universidade do Brasil. Os projetos deverão ter duração de até 12 meses (prazo que poderá ser prorrogado mediante justificativa ao Comitê de Acompanhamento Permanente).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
O programa Projetos Especiais da UFRJ está diretamente relacionado aos esforços para a superação dos desafios globais enfrentados pela humanidade. Desta forma, os projetos apoiados devem dialogar com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
As propostas submetidas ao edital que será lançado em breve devem se enquadrar em pelo menos um dos quatro ODS a seguir:
ODS 6 – Água Potável e Saneamento: Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos;
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos;
ODS 10 – Redução da Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Nas próximas semanas, vamos falar mais sobre os detalhes do programa Projetos Especiais da UFRJ. Fiquem atentos!
Tags:Projetos