Vice-prefeita de Barcelona faz palestra no Parque

Vice-prefeita de Barcelona faz palestra no Parque

11/04/2014

Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, a vice-prefeita de Barcelona, Sònia Recasens, visitou o Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, para falar sobre “Tecnologias móveis para a transformação econômica e social das cidades”. A autoridade abordou a experiência da sua cidade como capital mundial de tecnologias móveis pelo período de 2013 a 2018, título recebido no Congresso Mundial de Telefonia Móvel. Recasens mencionou o exemplo do Bairro 22@, em Barcelona, que se transformou em uma área de inovação com utilização de sistemas inteligentes que integram os serviços na cidade.

A palestrante, que está no Rio acompanhando o prefeito de Barcelona, Xavier Trias, destacou também, a visita que fez ao Centro de Operações do Rio (COR) e se disse impressionada: “Foi muito bom ver uma cidade grande como Rio de Janeiro integrando as mídias sociais com o objetivo de ajudar a população nas suas tomadas de decisão no trânsito, podendo escolher qual o melhor trajeto para fugir de um engarrafamento ou acidente, por exemplo.”
Segundo Mauricio Guedes, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, “Rio de Janeiro e Barcelona sempre foram almas gêmeas. Há muitas vocações em comum entre as duas cidades para criatividade, cultura e turismo. A inovação tecnológica é um assunto que nos une”. E a vice-prefeita afirmou ainda que “sua cidade está posicionada como uma capital que tem patrimônio histórico, gastronomia, qualidade de vida, e que também cresce economicamente e atrai empreendedores”. Segundo ela, Barcelona, que se tornou cidade-irmã do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (9), possui cerca de 150 empresas incubadas. “Apoiamos as pequenas e as grandes empresas. No segmento das grandes, temos notado que cada vez mais empresas de telefonia escolhem lançar seus novos modelos de celulares em nossa cidade, ao invés de optar pela tradicional Las Vegas”, informou.
Também participaram como debatedores no evento: Karin Breitman, diretora do Centro de P&D da EMC², que se encontra em construção no Parque Tecnológico; Josep Miguel Piqué, diretor do escritório Economic Growth, da Prefeitura da capital catalã; e Josep Marquès, diretor executivo de promoção econômica da Barcelona Activa, também da Prefeitura da cidade visitante.