Twist, empresa do Parque, participa de projeto de Inteligência Artificial no Museu do Amanhã

Twist, empresa do Parque, participa de projeto de Inteligência Artificial no Museu do Amanhã

10/01/2018

A Twist, empresa residente do Parque Tecnológico da UFRJ, está participando da exposição “AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas” no Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA, um espaço de experimentações no Museu do Amanhã. A empresa foi responsável pela implementação, ajustes e instalação de experiências de Inteligência Artificial com exemplos lúdicos, educativos e interativos que mostram o funcionamento da inteligência artificial e sua funcionalidade para a sociedade em geral. Ao longo do período da exposição, a Twist seguirá implementando novos experimentos para a mostra.

Para a montagem da exposição, o espaço recebeu uma grande estrutura em vidro com projeção mapeada, a fim de criar uma instalação de luz com visual futurista. No seu interior, os visitantes terão a oportunidade de entender na prática como funciona o processo de treinamento de uma IA e como ela pode trabalhar em colaboração com os seres humanos, por meio de ferramentas capazes de ler expressões faciais, compor músicas de acordo com o gosto de cada um, trabalhar na criação de pinturas abstratas etc.

A exposição é formada por oito experiências, entre elas o “Emotion CAM”, que detecta a presença do visitante, faz a leitura de sua expressão facial e responde com memes divertidos da internet. No “Smile CAM”, um grande mural registrará uma foto do visitante somente se ele sorrir. Seguindo pela exposição, em uma outra experiência, a imagem do visitante será transformada em tempo real, via webcam, no estilo de pinturas com traços de artistas renomados – a primeira referência treinada pela IA foi a de uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista, Tarsila do Amaral.

Durante toda a exposição, os visitantes serão recebidos pela AYA, personagem virtual e anfitriã de IA da exposição, elaborada em parceria com a IBM Watson e treinada para conseguir responder às dúvidas mais comuns sobre Inteligência Artificial. A AYA será constantemente treinada a partir dos questionamentos e também irá aprender com o público. “AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas” é uma co-realização do LAA e da Deeplab Project, em colaboração com a IBM Watson e apoio da CyberLabs e da área de Desenvolvimento da TV Globo. A mostra fica em cartaz até julho de 2018.