Parque promove discussão sobre sustentabilidade corporativa

Parque promove discussão sobre sustentabilidade corporativa

05/07/2016

O Parque Tecnológico da UFRJ realizou nesta terça-feira, 5 de julho, a palestra “Sustentabilidade Corporativa”, ministrada pelo professor Celso Lemme, doutor em Administração com ênfase em Finanças e professor do Instituto Coppead. O evento, promovido em parceria com o Coppead, é parte da série de encontros Open Talk e aconteceu no auditório do Parque.

Na palestra, o professor falou sobre como mudanças na sociedade influenciam no funcionamento das corporações. Segundo ele, gerir uma empresa fazendo tudo “como sempre foi feito” é a receita para uma crise. Ele explica que os administradores devem estar atentos aos sinais do futuro, indicadores de mudanças estruturais que podem indicar a necessidade de mudança de posicionamento da empresa no mercado ou de buscar novos modelos de negócio. A abolição da escravidão, a criação da CLT e a revolução da tecnologia da informação foram citados como exemplos de quebra de paradigma no mundo dos negócios.

O professor afirmou ainda que mais do que identificar essas tendências, é importante que os empreendedores vejam as mudanças como uma oportunidade e saibam se adaptar a elas pensando também na melhoria da rentabilidade. Reduzir o consumo de matéria-prima, por exemplo, além contribuir para a responsabilidade ambiental, também diminui custos de produção. Celso abordou também as dificuldades que companhias encontram para se adequar a novos cenários e as barreiras técnicas e culturais enfrentadas para implementar as mudanças.