Finep é destaque na GloboNews

Finep é destaque na GloboNews

19/08/2014

Fonte: Finep |

A Finep foi destaque no programa Conta Corrente, da GloboNews, do dia 13 de agosto. O programa falou sobre investimento anjo para startups (empresas nascentes). Até pouco tempo desconhecidos no Brasil, os “anjos” vêm conquistando espaço nos negócios realizados aqui. Geralmente, estão relacionados a profissionais com ampla experiência de mercado ou empreendedores que já venderam suas empresas e estão em busca de novas oportunidades de investimento. A gigante Google, por exemplo, teve sua gênese condicionada à “bênção” de alguns “anjos”.
Atuando sozinhos ou unidos a outros “anjos” nas chamadas associações ou redes de anjos, buscam participação em projetos com alto potencial de valorização e retorno, mas que devido ao estágio de desenvolvimento das empresas também apresentam riscos consideráveis.
“A Finep hoje oferece crédito altamente subsidiado e tem iniciativas para incubadoras e parques tecnológicos. Nossa ideia é desenvolver novos produtos para startups”, diz Glauco Arbix, presidente da Finep.
De olho nestes investidores que podem fazer decolar micro e pequenas empresas inovadoras de base tecnológica, a Finep já promoveu workshops para sensibilizar possíveis novos “anjos”. Agora, estuda novas ações ao lado de redes. De acordo com Cassio Spina, da Anjos do Brasil – entidade criada para fomentar o crescimento do aporte proveniente de pessoas físicas no País –, há cerca de 6400 investidores anjos no Brasil.
“Nosso objetivo é fornecer um conjunto mínimo de conhecimentos e ferramentas necessárias para a prospecção, negociação e legalização de investimentos em empresas nascentes”, diz Spina, que destacou a importância do Finep 30 Dias, sistema que reduziu os prazos de análise dos projetos (reembolsáveis e não reembolsáveis) recebidos pela Finep.