As startups e o Parque – OilFinder

As startups e o Parque – OilFinder

10/04/2014

Nessa seção mensal, que começa hoje, será apresentada uma empresa residente da Incubadora da COPPE/UFRJ que pretende, no futuro, se instalar no Parque. A primeira a participar é a OilFinder.
 
A OilFinder, empresa da Incubadora da COPPE/UFRJ, é spin-off de um laboratório da própria COPPE e foi criada para ajudar empresas petrolíferas a detectar mais rapidamente os vazamentos de petróleo no oceano. “Nosso diferencial é a tecnologia exclusiva de Modelagem Inversa: a partir da localização por satélite de uma mancha de óleo na superfície da água conseguimos, usando modelos computacionais, simular a trajetória da mancha, encontrando sua origem no fundo do mar”, explica a sócia Cíntia Soares.
Há cerca de três anos na Incubadora e com diversos projetos de crescimento, a OilFinder planeja expandir sua atuação para fora do Brasil, focando nas grandes empresas de petróleo dos EUA e da Europa. “Nosso objetivo é avançar no mapeamento de regiões offshore no mundo”, explica Cíntia.
Quando perguntada sobre o porquê de se instalar no Parque, ela e Manlio Mano, também sócio da empresa, explicam: “Gostaríamos de manter a proximidade com a Universidade, pois o desenvolvimento de tecnologias e contínua inovação são a chave para o nosso negócio. Além disso, fazer parte do ambiente do Parque nos dá acesso a empresas de O&G ali instaladas, conhecimento sobre programas e oportunidades de desenvolvimento. As perspectivas de investimento em sua infraestrutura nos fazem acreditar que será uma boa opção de instalação para quando sairmos da Incubadora.”