Aconteceu no Mês – Abril

Aconteceu no Mês – Abril

09/05/2014

No mês de abril, quatro grandes empresas do Parque da UFRJ participaram de eventos importantes sobre óleo & gás em todo o mundo, são elas: Baker Hughes, Schlumberger, Halliburton e GE. Confira abaixo um pouco sobre cada evento e sua importância.
 

BAKER HUGHES

Abril 17 – Michigan Oil & Gas Association (MOGA)
O MOGA representa a exploração, perfuração, produção, transporte, processamento e armazenamento de petróleo bruto e gás natural no Estado do Michigan. A associação tem aproximadamente mil membros, incluindo empresas de petróleo independentes, grandes empresas de petróleo e braços de exploração de várias empresas de serviços públicos.
Organizado em 1934, o MOGA, através de seus diretores e conselho administrativo, monitora o pulso da indústria de óleo & gás do Michigan, assim como o interesse político, regulatório e legislativo do estado e da capital dos EUA. A organização ficou conhecida como a voz coletiva da indústria de petróleo do Michigan, dialogando com os problemas e questões que várias empresas de óleo & gás enfrentam.
 

SCHLUMBERGER

Abril 14-15 – Middle East Performance Drilling and Reservoir Contact Tour
O evento propõe um olhar personalizado para as mais recentes inovações tecnológicas em perfuração e medição. A Schlumberger participou apresentando, diretamente para o Oriente Médio, um tour customizado de suas mais recentes tecnologias em perfuração. O Performance Drilling and Reservoir Contact Tour visitou inúmeras cidades em cinco países, e pôde oferecer um olhar exclusivo ao conjunto de produtos e serviços voltados para a entrega eficiente do petróleo. As exibições para o público foram feitas através de showcases interativos, modelos tridimensionais e apresentações de especialistas.
 
Abril 15-17 – SIS Global Forum 2014
Esse ano, o SIS contou com um novo elemento de imersão no qual os especialistas em óleo & gás pudessem testar seus conhecimentos em exploração, desenvolvimento e produção através de desafios digitais. O evento recebeu cerca de 1500 representantes e teve mais de 160 apresentações técnicas sobre as mais modernas tecnologias de software e sistemas de engenharia para reduzir incertezas e gerenciar riscos técnicos.
 
Abril 23 – Western Canada Technology Day 2014
A Schlumberger fornece serviços inovadores no Canadá que ajudam os consumidores a melhor entender suas reservas e minimizar riscos em qualquer ambiente. Os serviços e produtos integrados apresentados no evento ajudam o consumidor a adquirir mais conhecimento com menos incertezas na avaliação, a atingir mais lucro com menos tempo de perfuração e a produzir mais reserva com menos impacto ambiental. O propósito do evento é mostrar novas e excitantes descobertas tecnológicas em exploração, perfuração e produção de petróleo disponíveis no Canadá.
 

HALLIBURTON

Abril 1-3 – The Woodlands Waterway Marriott Hotel & Convention Center
Essa conferência acontece em um local criado para ativar e impulsionar novas tecnologias com recursos não convencionais. O tema desse evento de três dias foi “O futuro é agora – E não é convencional”. A emergência por reservas de “líquido rico” tem uma ênfase particular devido aos importantes desafios em otimizar a produção, mas o evento igualmente reconhece o crescimento global do interesse e da importância em produzir gás de xisto.
 
Abril 6-9 – American Association of Petroleum Geologists (AAPG) in Huston, Texas
Desde quando foi fundada, em 1917, a AAPG tem sido um pilar para a comunidade científica do mundo inteiro. O propósito original da associação, fomentar a pesquisa científica, avançar a ciência da geologia, promover a tecnologia e inspirar elevada conduta profissional, ainda é o que a guia atualmente. A AAPG fornece publicações, conferências e oportunidades educacionais para geocientistas, além de disseminar a mais recente informação válida sobre geologia para o público em geral, e foi a primeira associação profissional para exploracionistas.
A Convenção e Exibição Anual da AAPG (ACE) é um marketplace de alto desempenho onde milhares de geocientistas e profissionais da indústria de petróleo de mais de 60 países se reúnem para fazer negócios. Esse ano, a convenção aconteceu na “capital do petróleo no mundo”, e atraiu cerca de nove mil dos melhores e maiores geólogos, geofísicos e engenheiros do planeta, desde estudantes e jovens profissionais até os mais experientes especialistas do setor. O próximo evento será entre 31 de maio e 3 de junho de 2015 em Denver.
 
Abril 6-9 – APPEA Oil and Gas Conference Australia
A Conferência e Exibição da APPEA é um evento imperdível no calendário anual do óleo & gás. Nele é reunido o maior montante anual de especialistas em óleo & gás do hemisfério sul, atraindo representantes de todo o globo. Através de palestras, grupos de discussão e constante conexão com o mundo em geral, o evento promove apresentações, painel de discussões e espaços para networking, sendo o primeiro evento com foco na indústria de óleo & gás da Austrália.
 
Abril 8-10 – MCE in Palacio Municipal de Congresos de Madrid
O MCEDD desse ano foi marcado por três dias de apresentações técnicas e várias oportunidades de networking. Compareceram representantes de 50 empresas.
O tema desse ano, “Conhecendo a demanda: inovação, integridade e investimento”, capturou o debate entre a crescente demanda por petróleo bruto, que leva o setor a áreas cada vez mais remotas, e o subsequente desafio em tentar equilibrar a necessidade por tecnologia de ponta e a responsabilidade social contra o real crescimento do custo do capital de base.
 
Abril 8-9 – SPE/IADC Managed Pressure Drilling and Underbalanced Operations Conference & Exhibition in Madrid
Essa conferência é um fórum mundialmente reconhecido para ajudar a indústria de energia a melhor entender a tecnologia e a efetiva, segura utilização das várias aplicações do UBD, MPD e DGD.
 
Abril 16-18 – Society of Petroleum Engineers (SPE) Technical Conference & Exhibit in Denver
A Sociedade dos Engenheiros de Petróleo realizou a sua primeira conferência, organizada pelas duas maiores regiões do norte e oeste da América e as Montanhas Rochosas. O propósito do evento é promover a troca de conhecimento, ideias e know-how entre habilidades convencionais e não convencionais.
 

GENERAL ELECTRICS

A GE foi expositora nos eventos:
. MCE in Palacio Municipal de Congresos de Madrid
. SPE/IADC Managed Pressure Drilling and Underbalanced Operations Conference & Exhibition in Madrid