Acesso à Informação

O Parque Tecnológico da UFRJ é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica da UFRJ das empresas de base tecnológica, criando oportunidades para novos projetos de pesquisa de ponta.

O que é o Parque

O Parque Tecnológico da UFRJ, inaugurado em 2003, é um ambiente de inovação que tem o objetivo de estimular a interação entre a Universidade – alunos e corpo acadêmico – e as empresas. Dessa forma, o Parque contribui para a transformação do conhecimento gerado dentro da UFRJ em produtos e serviços inovadores para a sociedade, gerando emprego e renda. Hoje, o Parque abriga 14 grandes empresas (Schlumberger, Baker Hughes, Vallourec, Halliburton, Siemens, FMC, Tenaris, EMC², GE, BG, BR Asfaltos, Georadar, Ambev e L’Oréal), 7 PMEs, 7 laboratórios, além de 29 startups localizadas na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ).

Nossa Missão: Criar um ambiente de cooperação entre a iniciativa empreendedora e a comunidade acadêmica, visando o fortalecimento da capacidade de inovação, criação de riqueza e bem-estar da sociedade.
Clique aqui para saber mais sobre o conceito do Parque.

Organograma

Direção Executiva

José Carlos Pinto

Diretor Executivo

close
info:
Mestre (1987) e doutor (1991) em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto é professor titular da UFRJ, onde ingressou como docente no Programa de Engenharia Química da Coppe, em 1992. Fez pós-doutorado, em 2000, na área de reatores químicos. José Carlos também foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe, de 2013 a 2015, e diretor executivo da Fundação Coppetec, instituição sem fins lucrativos, responsável pelos contratos entre empresas e Universidade, de 2011 a 2015.

Gerência de Articulações Corporativas

Lucimar Dantas

Gerente de Articulações Corporativas

close
info:
Estabelece canais diretos e contínuos para a promoção da cooperação universidade-empresa. Media o contato entre a empresa e as fundações universitárias da UFRJ (COPPETEC e FUJB). Realiza eventos e reuniões que visem estimular o relacionamento entre as organizações residentes no Parque e os demais públicos.

Gerência Administrativa e Financeira

Lindalva Oliveira

Gerente Administrativa e Financeira

close
info:
Responsável pela organização administrativa e financeira do Parque Tecnológico, bem como pelo acompanhamento dos assuntos de interesse de seus steakholders junto à Fundação COPPETEC e à UFRJ. Suas principais atividades são o planejamento e o acompanhamento das finanças, licitações, contratos, compras, patrimônio, recursos humanos e a gestão da documentação.

Gerência de Operações

Ismael Barberan

Gerente de Operações

close
info:
Responsável por toda a infraestrutura do Parque. Atividades abrangem as seguintes áreas: TI, manutenção elétrica, manutenção hidráulica, refrigeração, conservação predial, limpeza urbana, iluminação pública, sinalização viária, coleta de resíduos, manutenção civil, manutenção dos mobiliários urbanos, vias e calçadas, recepções, segurança patrimonial, segurança contra incêndio e do trabalho.

Gerência de Projetos de Arquitetura e Urbanismo

Teresa Costa

Gerente de Projetos de Arquitetura e Urbanismo

close
info:
Responsável pela elaboração e gerenciamento dos projetos arquitetônicos, urbanísticos e de engenharia do Parque. Também é responsável pela elaboração e aprovação, junto ao Comitê de Arquitetura, das normas de uso e ocupação do solo e pela análise de todos os projetos arquitetônicos e paisagísticos das empresas candidatas a um espaço no Parque Tecnológico da UFRJ.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Daniele Lua

Comunicação e Imprensa

close
info:
Responsável pela comunicação interna e externa do Parque e da Incubadora de Empresas. Coordena a equipe de comunicação e imprensa na realização das seguintes atividades: desenvolvimento de ferramentas de comunicação interna, relacionamento com a mídia nacional e internacional, ações e conteúdo para mídias sociais, visitas institucionais e produção de eventos.

Coordenação de Desenvolvimento Institucional

Leonardo Melo

Desenvolvimento Institucional

close
info:
É responsável por articular o sistema de governança corporativa com o modelo de gestão, concentrando-se nos campos da gestão estratégica, da promoção do ecossistema de inovação e nas ações de sustentabilidade (econômica, social e ambiental). A área funciona como um escritório de gerenciamento de projetos, reportando-se diretamente à Direção Executiva, com capacidade para elaborar, executar, monitorar e avaliar parcerias e projetos que promovam o desenvolvimento institucional.

Governança

conceito_governança

CONSELHO DIRETOR

Reitor da UFRJ | Roberto Leher

Vice-reitora da UFRJ | Denise Nascimento

Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2) | Ivan da Costa Marques

Prefeito da Cidade Universitária | Paulo Mário

Decano do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ (CCMN) | João Graciano Mendonça Filho

Decana do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) | Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes

Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ (CCJE) | Vitor Mario Iorio

Decana do Centro de Letras e Artes da UFRJ (CLA) | Flora de Paoli Faria

Decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (CFCH) | Lilia Guimarães Pougy

Decano do Centro de Tecnologia da UFRJ | Fernando Luiz Bastos Ribeiro

Diretor Superintendente da Fundação Coppetec | Romildo Dias Toledo Filho

Gerente-executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) | André Lima Cordeiro

Vice-Presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan (Representante Titular) | Angela Maria Machado da Costa e o Representante Suplente | Bruno Souza Gomes

Presidente da Rio Negócios | Marcelo Haddad

Superintendente de Competitividade/ Sedeis-RJ | Sérgio Teixeira

Diretor Superintendente do Sebrae/RJ | Cezar Vasquez e o Representante Suplente | Marcus Monteiro

Presidente da Fiocruz | Paulo Gadelha

e o Representante Suplente | Jorge Bermudez

Representante das Empresas do Parque Tecnológico da UFRJ | Fred Arruda (EMC²) — Titular

e a Representante Suplente | Beatriz Mattos (Ambipetro)

Presidente da Fundação Bio Rio | Angelo Luiz Monteiro de Barros

Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ | José Carlos Pinto

Editais abertos

Clique aqui para acessar nossa página de editais.

Regulamento Operacional do Parque Tecnológico da UFRJ

Confira aqui o Regulamento Operacional do Parque Tecnológico da UFRJ.

Processo de criação do Parque Tecnológico da UFRJ

Clique aqui para acessar o documento do Processo de criação do Parque Tecnológico da UFRJ.

Resoluções de Diretoria