Parque Transparente

O Parque Tecnológico da UFRJ é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica da UFRJ das empresas de base tecnológica, criando oportunidades para novos projetos de pesquisa de ponta.

O que é o Parque

O Parque Tecnológico da UFRJ, inaugurado em 2003, é um ambiente de inovação que tem o objetivo de estimular a interação entre a Universidade – alunos e corpo acadêmico – e as empresas. Dessa forma, o Parque contribui para a transformação do conhecimento gerado dentro da UFRJ em produtos e serviços inovadores para a sociedade, gerando emprego e renda. Hoje, o Parque abriga 16 grandes empresas (Schlumberger, Baker Hughes, Vallourec, Halliburton, Siemens, TechnipFMC, Tenaris, EMC, GE, BG, BR Asfaltos, Farmanguinhos, Petrobras, Ambev e L’Oréal), 9 PMEs, 9 laboratórios, além de 7 startups do programa CrowdRio e 26 startups localizadas na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ).

Nossa Missão: Fortalecer a capacidade de inovação do ecossistema para a criação de riqueza e bem-estar da sociedade, em um ambiente de conexões de iniciativas empreendedoras e geração de conhecimento.
Clique aqui para saber mais sobre o Parque.

Organograma

Direção Executiva

José Carlos Pinto

Diretor Executivo

close
info:
Mestre (1987) e doutor (1991) em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto é professor titular da UFRJ, onde ingressou como docente no Programa de Engenharia Química da Coppe, em 1992. Fez pós-doutorado, em 2000, na área de reatores químicos. José Carlos também foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe, de 2013 a 2015, e diretor executivo da Fundação Coppetec, instituição sem fins lucrativos, responsável pelos contratos entre empresas e Universidade, de 2011 a 2015.

Gerência de Articulações Corporativas

Lucimar Dantas

Gerente de Articulações Corporativas

close
info:
Estabelece canais diretos e contínuos para a promoção da cooperação universidade-empresa. Media o contato entre a empresa e as fundações universitárias da UFRJ (COPPETEC e FUJB). Realiza eventos e reuniões que visem estimular o relacionamento entre as organizações residentes no Parque e os demais públicos. Prospecta empresas para inserção no ecossistema inovador do Parque Tecnológico.

Gerência Administrativa e Financeira

Lindalva Oliveira

Gerente Administrativa e Financeira

close
info:
Responsável pela organização administrativa e financeira do Parque Tecnológico, bem como pelo acompanhamento dos assuntos de interesse de seus steakholders junto à Fundação COPPETEC e à UFRJ. Suas principais atividades são o planejamento e o acompanhamento das finanças, licitações, contratos, compras, patrimônio, recursos humanos e a gestão da documentação.

Gerência de Operações

Ismael Barberan

Gerente de Operações

close
info:
Responsável por toda a infraestrutura do Parque. Atividades abrangem as seguintes áreas: TI, manutenção elétrica, manutenção hidráulica, refrigeração, conservação predial, limpeza urbana, iluminação pública, sinalização viária, coleta de resíduos, manutenção civil, manutenção dos mobiliários urbanos, vias e calçadas, recepções, segurança patrimonial, segurança contra incêndio e do trabalho.

Gerência de Projetos de Arquitetura e Urbanismo

Teresa Costa

Gerente de Projetos de Arquitetura e Urbanismo

close
info:
Responsável pela elaboração e gerenciamento dos projetos arquitetônicos, urbanísticos e de engenharia do Parque. Também é responsável pela elaboração e aprovação, junto ao Comitê de Arquitetura, das normas de uso e ocupação do solo e pela análise de todos os projetos arquitetônicos e paisagísticos das empresas candidatas a um espaço no Parque Tecnológico da UFRJ.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Daniele Lua

Comunicação e Imprensa

close
info:
Responsável pela comunicação interna e externa do Parque e da Incubadora de Empresas. Coordena a equipe de comunicação e imprensa na realização das seguintes atividades: desenvolvimento de ferramentas de comunicação interna, relacionamento com a mídia nacional e internacional, ações e conteúdo para mídias sociais, visitas institucionais e produção de eventos.

Coordenação de Desenvolvimento Institucional

Leonardo Melo

Desenvolvimento Institucional

close
info:
É responsável por articular o sistema de governança corporativa com o modelo de gestão, concentrando-se nos campos da gestão estratégica, da promoção do ecossistema de inovação e nas ações de sustentabilidade (econômica, social e ambiental). A área funciona como um escritório de gerenciamento de projetos, reportando-se diretamente à Direção Executiva, com capacidade para elaborar, executar, monitorar e avaliar parcerias e projetos que promovam o desenvolvimento institucional.

Assessoria Jurídica

Carolina Fontoura

Assessoria Jurídica

close
info:
É Assessora Jurídica do Parque Tecnológico da UFRJ na área de Direito Administrativo, Cível e Empresarial. Atua na interface com as empresas instaladas, com foco em consultoria, elaboração de contratos, convênios, pareceres e editais de licitação, bem como análise jurídica de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Auxilia a Diretoria Executiva nos assuntos legais afetos à área de inovação e governança do Parque Tecnológico da UFRJ.

Governança

REITOR DA UFRJ Roberto Leher
VICE-REITORA DA UFRJ Denise Nascimento
PRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UFRJ (PR-2) Leila Rodrigues da Silva
PREFEITO DA CIDADE UNIVERSITÁRIA Paulo Mário Ripper
DECANO DO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA DA UFRJ (CCMN) João Graciano Mendonça Filho
DECANA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRJ (CCS) Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes
DECANO DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DA UFRJ (CCJE) Vitor Mario Iorio
DECANA DO CENTRO DE LETRAS E ARTES DA UFRJ (CLA) Flora de Paoli Faria
DECANA DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRJ (CFCH) Lilia Guimarães Pougy
DECANO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFRJ (CT) Fernando Luiz Bastos Ribeiro
DIRETOR SUPERINTENDENTE DA FUNDAÇÃO COPPETEC Fernando Alves Rochinha
GERENTE-EXECUTIVO DO CENTRO DE PESQUISAS DA PETROBRAS (CENPES) Joper Cezar de Andrade Filho REPRESENTANTE SUPLENTE Eduardo Fernando G. dos Santos
VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO EMPRESARIAL DE TECNOLOGIA DA FIRJAN Angela Maria Machado da Costa  REPRESENTANTE SUPLENTE Carla Giordano
PREFEITURA DO RIO Clarissa Garotinho REPRESENTANTE SUPLENTE Leonardo Soares
GOVERNO DO ESTADO Maria Isabel Souza
DIRETOR SUPERINTENDENTE DO SEBRAE/RJ Cezar Vasquez REPRESENTANTE SUPLENTE Marcus Monteiro
PRESIDENTE DA FIOCRUZ Nísia Trindade Lima REPRESENTANTE SUPLENTE Jorge Costa
REPRESENTANTE DAS EMPRESAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRJ Giovanna Carneiro (Schlumberger) REPRESENTANTE SUPLENTE Wilsa Atella (Ambidados)
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO BIO RIO Antônio Paes de Carvalho
DIRETOR DO PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRJ José Carlos Pinto

Editais abertos

Clique aqui para acessar nossa página de editais de seleção. Para acessar nossos editais de infraestrutura e serviços, clique aqui

Resoluções de Diretoria

Processo de criação e Regulamentos

Estes são os documentos que amparam a criação e o funcionamento do Parque Tecnológico da UFRJ, conforme decisão do Consuni (Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Processo de criação do Parque Tecnológico da UFRJ

Processo de criação do Parque Tecnológico da UFRJ – Aprovação do Conselho Universitário

Regulamento Operacional do Parque Tecnológico da UFRJ

Convênios de cooperação

Legislação

Certificados

O Parque Tecnológico da UFRJ recebeu o Certificado Self-Audit, que é conferido a instituições que tenham implementado sistemas de gestão em conformidade com as normas internacionais de gestão e o padrão Self-Audit da Coppe/UFRJ. A certificação foi feita pela Coppe-Q, com base nas normas da International Organization for Standardization (ISO), agrupadas da seguinte forma: NBR ISO 9001:2015 (qualidade), NBR ISO 14001:2015 (normas ambientais), BS OHSAS 18001:2007 (segurança e saúde no trabalho).