O fundador do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes, recebeu hoje (03/06/22), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu no auditório da COPPE/UFRJ. Maurício foi responsável pela criação do Parque, sendo diretor desde a inauguração, em 2003, até 2015. Maurício também foi criador e coordenador da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.
A cerimônia contou com a presença da Reitora, Denise Pires de Carvalho; do Vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha; do diretor do Parque, Vicente Ferreira; do Diretor da Coppe, Romildo Toledo e da Diretora de Tecnologia e inovação da Coppe, Angela Uller. Também participaram da cerimônia o diretor e a vice-diretora do Coppead/UFRJ, Otávio Figueiredo e Elaine Tavares; a ex-coordenadora da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, Regina Faria; e o gerente de desenvolvimento institucional do Parque, Leonardo Melo.
“A Incubadora de Empresas da Coppe, uma das pioneiras no país, e o Parque Tecnológico foram grandes desafios para mim e para toda a equipe que me acompanhava. Pude vivenciar no Parque um momento em que o mundo enxergava o Brasil como uma grande esperança e comprovar a importância da UFRJ no cenário internacional. Viva a Universidade do Brasil, motivo de orgulho para todos os brasileiros” disse.
O trabalho de Mauricio foi fundamental para a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas que, segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), conta com 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos em operação e 60 em implantação e 57 aceleradoras.
Tags:inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro, UFRJ