Parque Tecnológico da UFRJ tem novo diretor executivo

07/10/2019

O professor Vicente Ferreira é o novo diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ. Vicente sucede a José Carlos Pinto, que ocupou o cargo de novembro de 2015 até setembro deste ano, conduzindo o relacionamento entre as empresas instaladas no Parque, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e demais agentes promotores de inovação e empreendedorismo. 

Professor e ex-diretor do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vicente Ferreira entende que seu principal desafio é dar continuidade à trajetória de relevância ascendente que o Parque teve nas gestões anteriores e garantir que a comunicação com os stakeholders seja a mais efetiva possível. 

“É importante garantir que o Parque continue crescendo em relevância e caminhando em direção à realização da sua visão. O Parque tem uma equipe técnica madura e dar continuidade ao desenvolvimento dessa equipe também faz parte da minha missão como gestor.  O segundo ponto importante é promover a comunicação com todos os stakeholders, de forma que consigamos agir de forma integrada e otimizada. Em resumo, cuidar para que o Parque Tecnológico seja sempre, e sobre todos os ângulos, um ambiente inspirador.”, avalia Vicente.

Para o novo Diretor, o Parque Tecnológico da UFRJ é um dos canais que a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem para entregar benefícios à sociedade.  “ A Universidade existe para promover o Bem e o Parque é uma das ferramentas que a sua Administração dispõe para isto”, diz.  

Do ponto de vista pessoal, ele considera uma ótima oportunidade para sua carreira.

“Estou muito feliz em poder estar à frente desse projeto que considero de enorme relevância. Uma oportunidade ímpar para meu crescimento como gestor e também uma enorme satisfação pessoal. O Parque, além de ser para mim uma oportunidade única de aprendizado, está me proporcionando conhecer pessoas admiráveis dentro e fora da equipe. Estou muito motivado” afirma.  

Doutor em Economia, Mestre, Especialista e Bacharel em Administração, Professor do Instituto COPPEAD de Administração, onde além de ter ministrado diversas disciplinas na área de Finanças Corporativas, foi Vice-Diretor de Educação Executiva e Diretor do Instituto. Atualmente é coordenador dos cursos de Especialização lato sensu Executive MBA e COPPEAD Finanças. Já desenvolveu pesquisas nas áreas de Avaliação de Desempenho Empresarial e Sistemas Contábeis para Tomada de Decisão Gerencial. Atualmente seus maiores interesses são relacionados ao tema de Valuation de Empresas nascentes. Experiência profissional nas áreas de compras, planejamento, controle gerencial e avaliação de desempenho empresarial em empresas multinacionais, públicas e privadas.

Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ

O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade. Inaugurado em 2003, o Parque abriga, atualmente, mais de 60 instituições. Hoje estão instalados no Parque centros de pesquisas grandes empresas nacionais e multinacionais, pequenas e médias empresas, startups e laboratórios da UFRJ.

Instagram
Facebook
Youtube
Linkedin