O acelerado processo de transformações no mercado de trabalho dos últimos anos ganhou um novo elemento: o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). E agora? Como as empresas estão vivendo isso na prática? E como isso vai se refletir nos nossos hábitos em um futuro próximo? Yuri Lima, pesquisador da Coppe/UFRJ e sócio-fundador da LABORe, participa de uma live no Instagram do Parque Tecnológico para abordar o assunto e lançar luz sobre esta essencial reflexão.
A relação das pessoas com o trabalho é cada vez mais influenciada pela tecnologia e a digitalização das relações profissionais passa por um processo de extrema aceleração a nível mundial. Pesquisas da Coppe/UFRJ apontam, por exemplo, para a possibilidade de automatização de mais da metade dos postos de trabalho no Brasil nas próximas décadas. Além disso, a ampliação do trabalho em casa (o famoso “home office”) é uma realidade cada vez mais presente para uma significativa parte da força de trabalho.
Doutorando em engenharia de sistemas e computação pela COPPE, Yuri Lima é mestre em engenharia de produção pela COPPE e engenheiro de produção formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Seus temas centrais de pesquisa no Laboratório do Futuro são: Futuro do Trabalho, Futuro do Governo e Entendendo o Futuro.
SERVIÇO
Apresentação: A (acelerada) Transformação Digital do Mundo do Trabalho
Data: 8 de abril (quarta-feira)
Horário: 18h