
Programa inédito foca em inovação com impacto sustentável. Foto: Getulio Ribeiro (com IA)
Estão abertas até o dia 8 de maio as inscrições para o Programa Living Lab do Parque Tecnológico da UFRJ. Com a iniciativa inédita, o Parque se tornará um laboratório vivo para testagem de tecnologias inovadoras com alto potencial de impacto social e ambiental. As dez propostas selecionadas no primeiro ciclo do programa serão divulgadas no dia 27 de junho.
Voltado a laboratórios da UFRJ, startups, empresas e institutos, o programa oferece ambientes reais, controlados e bem estruturados dentro dos mais de 350 mil m2 do Parque. Nessa infraestrutura de ponta, serão desenvolvidas, testadas e validadas soluções tecnológicas em áreas estratégicas como energia, mobilidade urbana, sustentabilidade e transformação digital.
Laboratório vivo para inovação aberta
O Living Lab do Parque Tecnológico da UFRJ proporciona acesso à infraestrutura avançada da instituição, incluindo espaços de experimentação e coworking e conexão com um ecossistema ativo que reúne universidade, centros de pesquisa, empresas e sociedade civil organizada. Além disso, serviços como mentoria especializada e participação em eventos chancelam a qualidade e a eficiência do processo.
As propostas selecionadas terão a oportunidade de testar seus protótipos em condições reais, com apoio técnico e orientação contínua ao longo de todas as fases do ciclo de inovação. O foco é gerar soluções aplicáveis, com resultados mensuráveis e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à agenda ESG.
O que o programa oferece:
• Apoio à validação de protótipos e tecnologias avançadas
• Mentorias especializadas e conexão com pesquisadores e usuários finais
• Acesso à infraestrutura do Parque e ao ecossistema de inovação da UFRJ
• Coleta e análise de dados em ambiente real para melhoria contínua das soluções
• Visibilidade e articulação com potenciais parceiros e investidores
Impacto real para a sociedade
Ao final do programa, espera-se que os participantes entreguem soluções com avanços técnicos significativos, capazes de promover melhorias concretas na qualidade de vida dos públicos atendidos, além de apresentar indicadores de impacto sustentável.
Com essa iniciativa, o Parque Tecnológico da UFRJ reafirma seu papel como protagonista na transformação de desafios complexos em oportunidades concretas, fortalecendo a inovação colaborativa e o desenvolvimento sustentável no país.
Inscreva-se até o dia 8 de maio e participe da construção de um futuro mais eficiente, inteligente e inclusivo!
Para saber mais e consultar o edital, acesse a página do Living Lab