Na 4ª edição do projeto Missões Parque, em que convidamos as empresas do Parque para conhecer e se conectar ainda mais com os laboratórios e competências da universidade, visitamos o Bioinovar Lab.
Coordenado pela professora Alane Beatriz Vermelho, o laboratório é focado no desenvolvimento de soluções biotecnológicas aplicáveis a setores estratégicos, incluindo saúde e sustentabilidade. Com tecnologias de ponta e um ambiente colaborativo, o Bioinovar Lab reafirma o protagonismo da UFRJ na ciência e inovação!
Confira as linhas de pesquisa do Bioinovar Lab:
Bioprospecção: busca por substâncias bioativas e novos compostos naturais com potencial para uso industrial, farmacêutico e agrícola.
Bioprocessos: desenvolvimento de processos biotecnológicos para produção em larga escala, com foco em eficiência e sustentabilidade.
Bioinformática: análise e interpretação de dados biológicos por meio de ferramentas computacionais, aplicando-se especialmente à genética e ao desenvolvimento de novos medicamentos.
Biologia Sintética: construção de sistemas biológicos artificiais para inovação em áreas como saúde e meio ambiente.
Biomateriais: pesquisa e desenvolvimento de materiais biodegradáveis ou derivados de fontes renováveis, com aplicações em diversas indústrias.
O Bioinovar Lab se destaca, ainda, pelas parcerias estratégicas que mantém com outras unidades acadêmicas, startups e empresas. Essa rede de cooperação amplia o potencial de impacto das pesquisas realizadas e facilita o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio de um modelo de inovação aberta.
Lista de atores do ecossistema de inovação que participaram da visita:
Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ; Germsure (incubada da COPPE); Grisea (incubada da COPPE); Tolveg (incubada da COPPE); CLS Brasil (empresa residente do Parque); Gcell 3D (incubada da COPPE); TechnipFMC (empresa residente do Parque).