Lei de Acesso à Informação
Busca
Parque Tecnologico
Equipe do Parque Tecnológico da UFRJ visita COR

ASSESSORIA DE IMPRENSA - PARQUE TECNOLóGICO
george.patino@parque.ufrj.br

Uma parte da equipe do Parque Tecnológico da UFRJ visitou, nesta semana, o Centro de Operações do Rio (COR), responsável por monitorar e apresentar soluções para os problemas da cidade do Rio de Janeiro. O COR trabalha 24 horas por dia e possui mais de 900 câmeras e 400 profissionais que se revezam, monitorando o trânsito, as condições meteorológicas e as obras da cidade, entre outros assuntos.

O encontro teve como foco a troca de experiências entre o Parque e a Prefeitura carioca sobre gestão de operações com ideias e parcerias que possam solucionar problemas. Durante a discussão, foram levantadas questões para melhorar o sistema de vigilância, de monitoração de veículos e de trânsito, e o setor de comunicação e armazenamento de dados.

O chefe executivo do COR desde fevereiro de 2013, Pedro Junqueira, recebeu a equipe do Parque Tecnológico e explicou o trabalho e o funcionamento do local. Além disso, falou sobre as parcerias do COR com o Waze e Twitter, por exemplo. O primeiro ajuda a Prefeitura a coletar informações e reclamações dos usuários sobre o trânsito e, o segundo, consolidou a parceria com o Twitter Alert, ferramenta que avisa sobre os problemas da cidade. Foi a primeira vez que o Twitter Alert firmou uma parceria no Brasil.

Após a apresentação do chefe executivo do COR Pedro Junqueira, o  gerente de comunicação Paulo Canarim falou sobre  a dinâmica do trabalho de imprensa e redes sociais  da sua equipe. Canarim enumerou as plataformas de notícias (Rádio Web, Newsletter e TV interna) e a importância da aproximação com a imprensa, que tem um espaço reservado dentro do prédio.

Junqueira falou do aumento da demanda de trabalho em razão das obras para os grandes eventos a serem realizados no Rio de Janeiro, e comentou sobre a necessidade de integração entre as companhias da prefeitura (Comlurb, Cet-Rio, entre outras). Segundo ele, a troca de informações com visitantes é relevante. “Sempre é importante trocar, principalmente com pessoas inteligentes e interessadas. O Centro de Operações vive do compartilhamento do que se sabe, é assim que vamos construindo nossa história e prestando serviço para as pessoas. Falar com a UFRJ é sempre um prazer, pois é um local de excelência.”

Rua Paulo Emídio Barbosa,485
Ilha da Cidade Universitária
Cep: 21941907
www.parquedorio.ufrj.br>



Publicado em:
21/03/2014
Workshop orienta autores sobre como publicarem em inglês 21/03/2014
Museu Nacional homenageia os naturalistas Fritz e Hermann Müller 21/03/2014
Abastecimento de energia restabelecido no CT 20/03/2014
Missa de 7º dia da servidora Imberê Moreira da Costa 19/03/2014
Encontro na EBA debate interiores hospitalares 19/03/2014
Ciclo de seminários debate linguística e ciência da informação 18/03/2014
Artigo: A mediação na contramão 18/03/2014
Próxima sessão do cineclube do Ifcs exibe “Sangue Ruim” 18/03/2014
Simpósio BRICS reúne pesquisadores do Brasil e do exterior 17/03/2014
Telefones na UFRJ não recebem chamadas 17/03/2014
VOLTAR
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação. .
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Polo UFRJ-Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).