UFRJ e Fiocruz lançam plano de cooperação técnica inédito no Parque Tecnológico

05/04/2017
coletiva_siteA Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz lançaram hoje, dia 05 de maio, no Parque Tecnológico da UFRJ, um plano de cooperação técnica com o objetivo de criar ações em conjunto e aprimorar as já existentes. Grupos temáticos atuarão em questões que vão do patrimônio histórico do Rio de Janeiro ao desenvolvimento de novas vacinas e pesquisas na área de saúde. A cooperação prevê a articulação entre a rede hospitalar da Fiocruz e o complexo de nove hospitais da UFRJ, bem como a integração em todos os níveis de ensino, incluindo graduação e pós-graduação, e o desenvolvimento de projetos de educação básica ampliados para a região da Maré e Manguinhos.  A parceria amplia a possibilidade de novos resultados em terapia celular e bioengenharia, biofísica, medicina e mudanças climáticas, entre outras áreas. Também estão no foco os estudos para o controle de doenças como Aids, malária, tuberculose, Chagas, esquistossomose, sarampo, hepatites e doenças negligenciadas. O evento de lançamento do plano de cooperação contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, José Carlos Pinto.