Smart Living Challenge, competição global de inovação, anuncia selecionados para projeto de mobilidade que será aplicado na UFRJ

09/06/2015
Foram anunciados hoje, 9, os seis jovens universitários e profissionais brasileiros selecionados para participar do Smart Living Challenge, desafio global de inovação para a promoção de soluções sustentáveis em ambientes urbanos. O campus da UFRJ será o “laboratório vivo” para a aplicação das ideias sobre mobilidade, tema escolhido para o Brasil desenvolver. A ação é fruto de parceria entre o Parque Tecnológico, a Embaixada da Suécia e o laboratório Fundo Verde. As ideias, se bem sucedidas, podem ser replicadas na cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença dos 35 candidatos inscritos, que assistiram a palestras do diretor do Parque, Mauricio Guedes, da coordenadora do Fundo Verde, Suzana Kahn, e de vencedores da edição de 2014. O anúncio dos selecionados foi feito por Per-Arne Hjelmborn, embaixador da Suécia no Brasil. Cesar Villada, Marcos de Oliveira Filho, Julianna Paula, Gustavo de Andrade, Pedro Henrique Negreiros e Ana Tarrisse formarão uma equipe que vai desenvolver um projeto de mobilidade a ser aplicado na Cidade Universitária da UFRJ e apresentado na Conferência COP21, da ONU, em dezembro. Para isso, o grupo receberá consultoria virtual de Johanna Olsson, estrategista e designer de processos da instituição educacional sueca Hyper Island. As ideias iniciais apresentadas à banca de seleção abordavam tanto a mobilidade interna da Cidade Universitária quanto a integração do campus com o resto do Rio de Janeiro. O desafio foi dividido em três grandes temas: Transporte (Move), Alimentação (Eat) e Moradia (Live). Em 2015, três países participam: o Brasil focará no tema Transporte; a Sérvia desenvolverá o de Moradia; e a Zâmbia o de Alimentação.