Problemas e soluções para a Baía de Guanabara e sustentabilidade urbana serão temas de evento da semana do meio ambiente

26/05/2015

O Parque Tecnológico da UFRJ realiza, entre os dias 1 e 3 de junho, diversas ações para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Serão diversas atividades, entre elas debates, exposições, oficinas e plantios de árvores.

No dia 1º de junho acontece o painel Sustentabilidade Urbana – Aplicações do conceito de cidades inteligentes, com a participação de representantes de empresas privadas, governo e universidade.  No dia 2 de junho será realizada uma oficina de construção em bambu e, no dia 3 de junho, será realizado o painel Baía de Guanabara – indicadores de qualidade, seguido de uma oficina para a criação de hortas urbanas. Em todos os três dias, os visitantes poderão participar do plantio de mudas de árvores e ver as exposições Memórias do Boto e O Mar não está para peixe, ambas realizadas por alunos e professores da Escola de Belas Artes.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Programação completa:

Dia 1 de junho

Painel: Sustentabilidade Urbana: Aplicações do Conceito Cidades Inteligentes

9:00/9:30 – Café da Manhã

9:30/10:00 – Abertura do evento: Parque Tecnológico e Fundo Verde da UFRJ – Mauricio Guedes e Suzana Kahn

10:00/10:30 – Plataformas Tecnológicas para Cidades Inteligentes – Fred Arruda (EMC2)

10:30/11:00 – Internet das Coisas – Nina Lualdi (CISCO)

11:00/11:30 – Centro de Estudos em Cidades Inteligentes – Ariane Figueira (COPPEAD/UFRJ)

11:30/12:00 – Debate

Mediação: Gabriella Rossi – Programa de Engenharia Urbana da Escola Politécnica da UFRJ (incluir mediação)

Atividade de Plantio de Muda

Plante sua árvore e faça parte da história do Parque Tecnológico da UFRJ!*

12h30 às 14h30 – Coordenada por Helena da Silva Rodrigues, arquiteta, pós graduada em Engenharia e Segurança do Trabalho e mestre em Arquitetura e Urbanismo.

Dia 2 de junho

2 de Junho de 2015

Atividade de Plantio de Mudas

Oficina de Construção em Bambu**

10h – 12h – Ministrada por Ismael Barberan, arquiteto com especialização em Gestão de Biodiversidade.

Dia 3 de junho

Painel: Baía de Guanabara – Indicadores de Qualidade

9:00/9:30 – Café da Manhã

10:00/10:30 – A Baía de Guanabara: Panorama do problema e das possibilidades de solução – Elizabeth Lima (Fundo Verde da UFRJ)

10:30/11:00 – Alternativas técnicas e institucionais para o saneamento da Baía – Luiz Firmino Martins Ferreira (Governo do Estado do RJ)

11:00/11:30 – Botos na Baía de Guanabara como indicadores da qualidade ambiental – José Lailson Brito Junior (Projeto Maqua da UERJ)

11:30/12:00 – Perda de habitat para a fauna aquática da Baía de Guanabara – Marcelo Vianna (Instituto de Biologia da UFRJ)

12h/12h30 – Debate

Mediação: Elizabeth Lima – Fundo Verde da UFRJ

Atividade de Plantio de Mudas

Oficina de Horta Urbana**

14h – 15h – Ministrada pelo Horto Universitário da UFRJ.

*(distribuição de senhas nos dias do evento)

** (inscrições através do e-mail parque@parque.ufrj.br)

Assessoria de Comunicação do Parque Tecnológico da UFRJ

Telefones: 21 3733-1846 / 21 3733 -1991