Por que o Parque?

predios do parque

Eleito como o Melhor Parque Tecnológico do Brasil em 2013 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de cooperação entre a iniciativa empreendedora e a comunidade acadêmica, visando o fortalecimento da capacidade de inovação, criação de riqueza e bem-estar da sociedade.

Dois marcos históricos foram fundamentais para o surgimento do Parque Tecnológico.  A criação do  Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da UFRJ (Coppe), em 1963, abriu caminho para o desenvolvimento de outras iniciativas inovadoras dentro da Universidade. Dez anos depois, em 1973, a instalação do Centro de Pesquisas da Petrobras na Ilha da Cidade Universitária impulsionou a interação entre as empresas e a UFRJ.

O Parque possui um time especializado na promoção da interação entre as suas empresas e as start ups da Incubadora de Empresas da Coppe com unidades/grupos de pesquisa da UFRJ e, desta forma, viabiliza parcerias capazes de promover inovações. O Parque também acompanha a gestão das pequenas e médias empresas instaladas e realiza atividades que estimulem o relacionamento entre as organizações residentes e demais públicos de interesse. Há também auxílio à ampliação do networking das companhias, principalmente as de menor porte e em estágio inicial de atuação.

Além da proximidade com a academia, pesquisa de ponta e o acesso à mão de obra altamente qualificada, o Parque possui infraestrutura adequada e completa para receber empresas de todos os portes e setores. Entre os serviços, estão:  limpeza e iluminação pública, segurança 24 horas, ronda monitorada, malha urbana com fibra ótica, iluminação sustentável, coleta de lixo e manutenção civil e elétrica das áreas comuns. Atualmente, 16 grandes empresas nacionais e multinacionais estão instaladas no Parque, além de 24 start ups, 9 laboratórios de pesquisa e 8 companhias de pequeno e médio portes.