Pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro é ganhadora do prêmio Para Mulheres na Ciência

08/10/2018

A pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernanda Ferreira Cruz, foi uma das vencedoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, realizado pela L’Oréal Brasil, empresa residente do Parque Tecnológico da UFRJ, em parceria com a UNESCO BRASIL e com a Academia Brasileira de Ciências. O programa tem como motivação a transformação do panorama da ciência no País, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivando a entrada de jovens mulheres no universo científico.

Fernanda se formou em Medicina pela UFRJ e entrou em contato com o tema que mais tarde a daria o prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência logo no início do curso, quando começou a iniciação científica no Laboratório de Investigação Pulmonar (LIP) do Instituto de Biofísica Carlos Chaga Filho (IBCCF/UFRJ).Por meio da terapia celular, que consiste na administração de células, ela e seu grupo trabalham no desenvolvimento de alternativas inovadoras para o tratamento de doenças respiratórias. Em estudos anteriores, obtiveram resultados positivos ao extrair células-tronco adultas da medula óssea de pacientes e reintroduzi-las em sua corrente sanguínea. As células-tronco foram capazes de neutralizar a ação dos leucócitos, células sanguíneas de defesa que se encontram inflamadas nesses pacientes.

O Programa que completa 13 anos neste ano, tem como motivação a transformação do panorama da ciência no País, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivando a entrada de jovens mulheres no universo científico.

Facebook
YOUTUBE
LINKEDIN