Planejamento de vendas foi o tema do workshop ministrado pelo consultor Leonam de Jesus na segunda-feira, 22 de janeiro, no Parque Tecnológico da UFRJ. O evento faz parte das atividades do programa de aceleração CrowdRio e teve como objetivo abordar as principais fases de um processo de vendas complexas.
Segundo Leonam, que tem experiência em startups e empresas multinacionais de diversos segmentos, “a venda é mais cérebro do que braço”, ou seja, requer mais planejamento e estratégia. Para isso, é preciso focar nos resultados e estabelecer objetivos. O palestrante falou sobre as fases do processo de venda e enfatizou a importância da geração constante de novas oportunidades. É preciso medir a taxa de sucesso para saber quantas oportunidades precisam ser geradas em média para atingir o número de vendas estabelecido como objetivo.
Leonam também deu dicas sobre como conduzir as visitas aos clientes em potencial, especialmente o primeiro encontro, e tirou as dúvidas dos empreendedores das empresas residentes do Parque e da Incubadora de Empresas da Coppe.