Parque Tecnológico da UFRJ – Visão geral e grandes números

17/05/2017
Rio de Janeiro, setembro de 2017 – O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade. Inaugurado em 2003, o Parque ocupa uma área de 350 mil metros quadrados e abriga centros de pesquisa de empresas inovadoras, laboratórios da UFRJ, uma incubadora de empresas e espaços para desenvolvimento do empreendedorismo e integração. Hoje estão instaladas no Parque, 70 instituições, sendo 16 empresas de grande porte nacionais e multinacionais, 8 pequenas e médias, 9 startups do programa CrowdRio, 28 residentes da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, além de 9 laboratórios da própria UFRJ. Está em fase de construção o Centro de Referência Nacional em Farmoquímica, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), fortalecendo ainda mais as diferentes interações com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ também faz parte do ambiente de inovação do Parque. Em seus mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 89 empresas, responsáveis pela geração de mais de 1250 postos de trabalho altamente qualificados.  Em 2016 as startups residentes faturaram juntas, mais de 12 milhões de reais. As empresas residentes no Parque firmaram até o momento, mais de 400 contratos com laboratórios, unidades e docentes da Universidade. Foram despendidos R$ 144 milhões, por parte das empresas, nestas atividades com a UFRJ. Essas parcerias já geraram 112 depósitos de propriedade intelectual. Referência em inovação desde sua inauguração, o Parque Tecnológico da UFRJ já recebeu mais de 3.000 visitantes nacionais e internacionais. A procura – por parte de representantes de outras instituições de ensino, governos municipais, estaduais e federais, chefes de estado, missões internacionais, consulados e embaixadas, além de diversos atores do ambiente brasileiro e internacional de inovação – reflete a relevância do Parque em sua área de atuação. O Parque conta ainda com espaço de coworking e abriga o Hub UFRJ – Laboratório em rede para projetos experimentais da UFRJ. Nos últimos anos, o Parque Tecnológico da UFRJ vem investindo fortemente em duas frentes de trabalho: atração de novas empresas dos mais variados setores da economia e o transbordamento de suas atividades para além das fronteiras físicas. Para tanto, vem firmando parcerias com outros ambientes de inovação nacionais e internacionais. Entre elas a realizada com o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc) e o Porto Digital, em Recife (PE) para intercâmbio de organizações residentes e a firmada com o TusPark (Tsinghua University Science Park) da Universidade de Tinsinghua, China, que permitirá ao Parque ter uma base física permanente naquele país.