Parque Tecnológico da UFRJ – Visão geral e grandes números

15/04/2016

Rio de Janeiro, novembro de 2016 – O Parque Tecnológico da UFRJ foi inaugurado em 2003 e está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária. No local estão instalados centros de pesquisas de 14 grandes empresas, 9 pequenas e médias, além de 7 laboratórios. As 14 grandes empresas instaladas no Parque investiram mais de R$ 900 milhões na construção, criação e operação de seus centros de pesquisa e desenvolvimento.

No Parque, está instalada também a Incubadora de Empresas da Coppe, que, atualmente, abriga 23 startups. As residentes em 2014 faturaram, juntas, cerca de R$ 10 milhões.

Desde a sua inauguração, os investimentos no Parque alcançaram mais de R$ 1 bilhão.  O montante foi aplicado na estruturação e desenvolvimento do Parque, criando um ecossistema robusto de inovação e empreendedorismo.  Isso inclui infraestrutura, criação de ambientes compartilhados, estabelecimento de centros de pesquisa, urbanismo e espaços de integração entre os universos acadêmico e empresarial e de ampliação de networking. Atualmente, cerca de 1600 pessoas trabalham no Parque.

Numa área de 350 mil metros quadrados estão presentes empresas como Schlumberger, FMC Technologies, Tenaris, Baker Hughes, Halliburton, EMC², BG Group, Siemens, Vallourec, Georadar, Ambev (em construção) e BR Asfaltos. Neste ambiente de inovação, encontram-se ainda centros de pesquisas de outras duas companhias, GE e L’Oréal (em construção), localizadas na Ilha de Bom Jesus.

As empresas residentes no Parque firmaram até o momento, um total de 348 contratos com laboratórios, unidades e docentes da universidade. Foram despendidos R$ 132 milhões, por parte das empresas, nestas parcerias com a UFRJ.

O Parque tem como missão criar um ambiente de cooperação entre a iniciativa empreendedora e a comunidade acadêmica, além de incentivar a criação de empresas inovadoras na cidade do Rio de Janeiro. Pretende ainda atrair para a Ilha da Cidade Universitária novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores.

Referência em inovação, o Parque Tecnológico da UFRJ já recebeu mais de 1300 visitas nacionais e internacionais. A procura – por parte de representantes de outras instituições de ensino, governos municipais, estaduais e federais, chefes de estado, missões internacionais, consulados e embaixadas, além de diversos atores do ambiente brasileiro e internacional de inovação – reflete a relevância do Parque em sua área de atuação.