Parque Tecnológico da UFRJ inaugura programa pioneiro de pós-incubação

02/02/2016

O Parque Tecnológico da UFRJ iniciou o primeiro programa de pós-incubação do Brasil. Destinado a empresas saídas de incubadoras de todo o país, o programa é uma parceria entre o Parque e a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. O objetivo é dar apoio para estruturação e crescimento dessas empresas, além de ajudar na articulação dos negócios e no desenvolvimento da inovação.

O Parque Tecnológico irá oferecer apoio para instalação e infraestrutura, através do oferecimento de preços diferenciados de uso do espaço; 50% de subsídio nos 2 primeiros anos e 30% nos anos seguintes; pacote de serviços direcionado, com diagnóstico e apoio para estruturação gerencial da empresa e suporte ao desenvolvimento inovador da empresa, com a estruturação de um Plano de Gestão da Inovação e de Cooperação com a UFRJ, para aproveitamento das oportunidades de interação e desenvolvimento.

Duas startups recém-saídas da Incubadora de Empresas da COPPE já fazem parte do programa. AquaFluxus e Seahorse passaram a fazer parte do Parque Tecnológico e receberão todo o suporte para o crescimento dos negócios.

As empresas que desejam se instalar no Parque Tecnológico devem se candidatar por meio de edital no site www.parque.ufrj.br. Este edital refere-se à chamada pública para espaços disponíveis para a instalação de empresas de todos os portes, entre elas as pós-incubadas, que terão serviços e valores diferenciados.

O programa de pós-incubação oferece:

• Informação e Diagnóstico
  • Planejamento e Proposição de melhorias
  • Articulação e Desenvolvimento

Pacote de serviços:

• Realização de reuniões de acompanhamento (Células de Interação) periódicas;
  • Entrevista e construção do Diagnóstico de Gestão da Empresa;
  • Construção do Plano de Acompanhamento Gerencial da empresa e definição de metas de melhoria;
  • Construção do Plano de Inovação e Cooperação da empresa com apontamento dos projetos em curso/vislumbrados – Sistema de Pontos
  • Construção do Plano de Comunicação e Imprensa
  • Acompanhamento e avaliação periódico dos Planos desenvolvidos
  • Programa de Mentoria em parceria com a Incubadora de Empresas da Coppe

Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ:

O Parque Tecnológico da UFRJ foi inaugurado em 2003 e está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, numa área de 350 mil metros quadrados. No local estão instaladas 47 empresas, sendo 13 grandes, 6 PMEs e 27 startups, além de 6 laboratórios.

Neste ambiente de inovação, encontram-se ainda centros de pesquisas de outras duas companhias, GE e L’Oréal, localizadas na Ilha de Bom Jesus.

Desde a sua inauguração, os investimentos no Parque alcançaram mais de R$ 1bilhão. Atualmente, cerca de 1500 pessoas trabalham no Parque.

O Parque tem como missão criar um ambiente de cooperação entre a iniciativa empreendedora e a comunidade acadêmica, incentivar a criação de empresas inovadoras na cidade do Rio de Janeiro, estimular a visão empreendedora nos estudantes da UFRJ e atrair para a Ilha da Cidade Universitária novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores.