Parque Tecnológico da UFRJ assina convênio com o TusPark na China

Parque Tecnológico da UFRJ assina convênio com o TusPark na China

21/12/2016

Acordo visa incentivar parcerias e a internacionalização das empresas residentes nos dois parques

O Parque Tecnológico da UFRJ assinou um acordo de parceria com o TusPark, parque tecnológico da China. O objetivo é incentivar e apoiar a internacionalização das empresas de base tecnológica sediadas nos dois ambientes de inovação, em particular as pequenas e médias empresas, além do próprio Parque da UFRJ. Ligado diretamente à Universidade de Tsinghua, o TusPark é o maior parque tecnológico do mundo em tamanho e número de empresas residentes, com mais de seis mil companhias instaladas.

O acordo irá permitir que as empresas instaladas possam desenvolver atividades na China e vice-versa. O convênio prevê ainda que as companhias contarão com todo o apoio das equipes locais dos dois ambientes de inovação para prospecção, networking e assessoria jurídica. No período em que as empresas chinesas e brasileiras estiverem em intercâmbio, elas serão tratadas como todas as demais empresas residentes.

O convênio é um aprofundamento do relacionamento que a Universidade Federal do Rio de Janeiro já mantém com a Universidade de Tsinghua através da COPPE, que tem permitido a troca de experiências entre pesquisadores, publicações conjuntas e desenvolvimento de tecnologias.

Durante a assinatura do acordo, estavam presentes representantes do TusPark, do Parque Tecnológico da UFRJ, da Embaixada do Brasil em Pequim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da COPPE e do Centro Brasil China.