Parque Tecnológico da UFRJ assina convênio com o TusPark na China

Parque Tecnológico da UFRJ assina convênio com o TusPark na China

04/01/2017

Acordo visa incentivar a parceria e internacionalização das empresas residentes nos dois parques

 

O Parque Tecnológico da UFRJ assinou um acordo de parceria com o TusPark, parque tecnológico da China. O objetivo é incentivar e apoiar a internacionalização das empresas de base tecnológica sediadas nos dois ambientes de inovação, em particular as pequenas e médias empresas, além do próprio Parque da UFRJ. Ligado diretamente à Universidade de Tsinghua, o TusPark é um dos maiores parques do mundo em tamanho e número de empresas residentes, com mais de seis mil companhias instaladas.

O acordo irá permitir que as empresas brasileiras possam prospectar e desenvolver atividades na China e vice-versa. As companhias poderão se instalar de forma gratuita durante 30 dias, durante os quais receberão apoio das respectivas governanças locais no que diz respeito à prospecção, networking, questões tributárias etc.  Caso a empresa desenvolva o interesse em passar mais tempo, ela poderá solicitar o status formal de residente nos parques tecnológicos para uma ação mais duradoura.

Para José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, a parceria trará diversos benefícios para as empresas e para o próprio Parque. “O acordo trará bons frutos para todos os envolvidos. Os associados diretamente ligados ao convênio, ou seja, as empresas brasileiras, poderão prospectar oportunidades e desenvolver relacionamentos na China. Trata-se de um grande passo para a internacionalização do Parque Tecnológico da UFRJ e a confirmação de um papel relevante que o Parque pode exercer para o avanço da inovação no país, além de reforçar a imagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro como um importante ator no sistema de tecnologia mundial”, afirma José Carlos Pinto.

O convênio é um aprofundamento do relacionamento que a Universidade Federal do Rio de Janeiro já mantém com a Universidade de Tsinghua, através de uma parceria com a COPPE, que permite a troca de experiências entre pesquisadores, publicações conjuntas e desenvolvimento de tecnologias. Trata-se de uma parceria inédita para parques tecnológicos brasileiros.

Na cerimônia de assinatura do acordo, estavam presentes o TusPark, o Parque Tecnológico da UFRJ, a Embaixada do Brasil em Pequim e representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da COPPE e do Centro Brasil China.