Parceria entre Protest e Coppe premia soluções para redução de consumo de energia

Parceria entre Protest e Coppe premia soluções para redução de consumo de energia

09/12/2015

O Parque Tecnológico da UFRJ sediou, ontem, dia 8 de dezembro, a cerimônia do Prêmio PROTESTE de Inovação 2015. O concurso, realizado pela PROTESTE, maior associação de Defesa do Consumidor da América Latina, em parceria com o Centro de Referência de Inteligência Empresarial (CRIE), da COPPE, teve como objetivo incentivar a inovação e premiar soluções tecnológicas que ajudem o consumidor a enfrentar as crises energética e hídrica.

Um jogo virtual, um sistema de controle de consumo online e um sistema híbrido de energia solar e eólica conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar. O grande vencedor ganhou R$ 50 mil e 88 horas de consultoria para negócios. No jogo, desenvolvido pela empresa Eletromag, a economia de energia é necessária para manter um bichinho virtual ativo. Além de engajar jovens na redução do consumo de energia, o jogo também pode ser compartilhado para criar uma competição de quem economiza mais.

O evento contou com a presença de Sérgio Mardirossian, gerente da Área Técnica de Produtos e Serviços da PROTESTE, Leonardo Diz, gerente de Informações e Serviço da PROTESTE, Cláudio Considera, presidente do Conselho Diretor da PROTESTE, Marcos Cavalcanti, coordenador do Crie – Coppe/UFRJ, Fabiano Rocco, diretor comercial da Rocco Marcas e Patentes, e Luiz Alberto Feijó Jr, diretor da UL Testtech Laboratório de Avaliação de Conformidade. O Prêmio PROTESTE de Inovação 2015 foi realizado em parceria com a Fundação Matanel e contou com o apoio do Centro de Referência de Inteligência Empresarial da Coppe — Crie, do Laboratório UL Testech e da Rocco Marcas e Patentes.