Palestra do ciclo Open Talk debate gestão de projetos em inovação

Palestra do ciclo Open Talk debate gestão de projetos em inovação

18/10/2017

No dia 17 de outubro, o Parque Tecnológico promoveu, como parte do ciclo de palestras Open Talk, o evento “Gestão de Projetos em Inovação”. A atividade foi feita em parceria com a Internacional Project Management Association (IPMA) e o Instituto de Desenvolvimento de Gestão e Projetos (IDGP). Dividida em duas partes, a palestra foi realizada por Raphael Albergarias, especialista em gestão de projetos, consultoria empresarial e educação executiva e Ricardo Soares, mestre em Ciências Jurídicas e Empresariais.

Raphael abordou temas como o conceito de inovação no cenário empresarial, citando os cases da Airbnb e da 3M Company. Ricardo Soares falou sobre sua experiência na área de desenvolvimento gerencial em empresas de médio e grande porte. Ele também abordou as competências que considera fundamentais para um gestor de projetos, divididas em três categorias: competência comportamental, técnica e contextual.

A competência comportamental envolve assumir atribuições diferentes e a adaptação à rotina de trabalho, ou seja, a predisposição para aceitar mudanças. A competência técnica é aquela aprendida por meio da educação formal, cursos de habilitação profissional e experiência acumulada durante a vida. Por fim, a competência contextual contempla os aspectos do gerenciamento de recursos humanos relacionados a projetos e programas dentro da empresa. Segundo ele, um gestor de projetos também precisa pensar no coletivo. Um exemplo citado foi dar uma premiação por resultado para a equipe toda e não para um indivíduo, gerando assim maior engajamento entre os profissionais.

Ricardo finalizou a palestra afirmando que é importante que os profissionais aprendam sobre a cultura das empresas para entenderem as demandas e criarem sintonia com os colegas no ambiente de trabalho.