Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ lança o 40+in, movimento de engajamento de talentos com mais de 40 anos no mundo do empreendedorismo

06/11/2018

O mundo das startups não é só feito de millennials. Esta foi a principal conclusão de estudo recente do MIT e publicações na Harvard Business Review, que desmistificam a tese de que os empreendedores que mais estão “mudando o mundo” estão na faixa dos 20-30 anos de idade. De acordo com as análises, as ideias surgem em qualquer faixa etária, porém é preciso experiência para transformá-las em cases de sucesso. De acordo com o estudo do MIT, a idade média de empreendedores que criaram uma empresa e contrataram na sequência, pelo menos, um funcionário, é de 42 anos. E é com 45 anos, em média, a faixa etária de um profissional que lança uma startup bem sucedida no mercado.

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é prova concreta das evidências acadêmicas: atualmente, das 25 startups residentes, 72% tem em seus quadros sócios fundadores com mais de 40 anos de idade.  Além disso, nos últimos quatro anos, a Incubadora e o Instituto Coppead de Administração da UFRJ desenvolvem um programa de mentoring, em que ex-alunos da escola orientam os novos empresários. Nesse período, foi possível identificar que este profissional 40+ está em busca de uma nova trajetória.

“O mundo corporativo restringe as perspectivas para aqueles que alcançam os 40+ e profissionais que se qualificaram ao longo do tempo se veem diante da necessidade de se reinventar, tendo o empreendedorismo como um caminho promissor. Por outro lado, startups formadas por jovens carecem de conhecimento especializado, networking qualificado, investimento e maturidade para tomada de decisão, atividade central na vida empreendedora. Queremos fazer esse ‘match’”, conta Lucimar Dantas, gerente da Incubadora.

O 40+IN é uma iniciativa que se desdobra em várias etapas. No primeiro momento, o objetivo é identificar estes talentos com mais de 40 anos que enxergam no empreendedorismo uma oportunidade para se reinventar ou crescer na carreira atual. Em seguida, serão realizados eventos para engajamento e fortalecimento do networking. As demais atividades serão definidas, colaborativamente, de acordo com o melhor entendimento das necessidades e características da iniciativa.

Quem tiver interesse em participar da iniciativa precisa se cadastrar aqui.

Facebook
YOUTUBE
LINKEDIN