Faperj formaliza apoio ao Parque através de edital de fomento

Faperj formaliza apoio ao Parque através de edital de fomento

19/10/2016

A Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, assinou hoje, dia 19 de outubro, durante a conferência da Anprotec, os termos de outorga do Programa de Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec). A assinatura foi realizada no estande do Parque no evento.

O Flutec visa financiar a infraestrutura física e administrativa dos parques tecnológicos fluminenses e investirá um total de 20 milhões de reais nos projetos. O programa busca promover a competitividade industrial, a cultura da inovação e a geração de riquezas, através do financiamento de serviços, como laboratórios, de uso próprio ou compartilhado, para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, apoio ao crescimento e amadurecimento de negócios.

“Esse programa de Parques Tecnológicos que a Faperj está lançando é muito importante para o Estado do Rio de Janeiro e está alinhado com a política da Faperj de tentar viabilizar os mecanismos que a lei da inovação criou para o Rio de Janeiro. Queremos que esses ambientes de inovação funcionem da melhor forma possível”, diz Augusto Raupp, presidente da Faperj.

Para o Parque Tecnológico da UFRJ, a aprovação no programa é de extrema importância para o desenvolvimento do ambiente de inovação. “O programa trata do projeto de humanização do Parque Tecnológico da UFRJ e das ações que visam preencher de maneira mais completa a convivência entre as pessoas que trabalham no Parque e as ações culturais para que possamos conectar todos os lados da Universidade”, afirma José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico.

As instituições selecionadas no edita foram: Parque Tecnológico da Região Serrana (LNCC); Parque Tecnológico da UFRJ, Parque de Inovação da Indústria Criativa da Gávea (PUC-Rio), Centro de Uso Compartilhado Vital Brazil, Parque Tecnológico da Universidade Federal Fluminense – Península da Inovação, Parque Tecnológico Multissetorial na Região do Médio Paraíba do Sul – PqTec-RioSul e Parque Tecnológico Sul Fluminense, da Uerj.