Diretor do Parque participa de Colóquio de Engenharia Química da UFRJ

Diretor do Parque participa de Colóquio de Engenharia Química da UFRJ

26/10/2016

coloquio_siteO diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, José Carlos Pinto, participou da cerimônia de abertura do XVI Colóquio Anual de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, que aconteceu nesta quarta-feira, 26 de outubro, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia da UFRJ. Nesta edição, o evento trouxe o tema “Universidade Empreendedora e a Necessidade de Empreender”. Para tratar do assunto, também estiveram presentes o reitor da UFRJ, Roberto Leher, o diretor da Coppe, Edson Watanabe, o presidente da Faperj, Augusto Raupp e o coordenador do Programa de Engenharia Química da UFRJ (PEQ), Tito Lívio Alves.

José Carlos, que também é professor do PEQ, citou os excelentes resultados brasileiros na produção de conhecimento e ressaltou a importância dos investimentos no processo de transformação desse saber em benefícios reais para a sociedade, principalmente no caso das universidades públicas, cuja atividade acadêmica é sustentada pelos cidadãos. O reitor Roberto Leher elogiou a escolha do tema, que julga “estratégico e complexo para o país e para a universidade brasileira”. Segundo ele, poucas empresas no Brasil possuem departamento de pesquisa e desenvolvimento e é preciso que a academia também conheça mais profundamente o setor produtivo e os métodos industriais.

Na parte da manhã, o evento também contou com a palestra “A Anprotec e os Ecossistemas de Inovação”, que foi proferida por Jorge Audy, presidente da instituição, uma apresentação cultural feita por alunos e uma mesa-redonda sobre “Ciência e Empreendedorismo: Empresa, Universidade e Governo”, que contou com a participação de Audy, Raupp, Watanabe e Beatriz Mattos, sócia da empresa Ambipetro, residente do Parque Tecnológico da UFRJ. Startups da Incubadora de Empresas da Coppe, que faz parte do ambiente de inovação do Parque, também estiveram no Colóquio, participando de um workshop, no final do dia.

O evento, que recebeu patrocínio da Halliburton, empresa quem tem seu centro de pesquisas instalado no Parque, vai até o dia 27 de outubro.