As startups e o Parque – GPE

As startups e o Parque – GPE

21/05/2014

Nesse mês conversamos com Ricardo Barros, sócio-fundador da GPE, empresa da Incubadora da COPPE/UFRJ que fornece apoio tecnológico a processos estratégicos para outras empresas.
 
A GPE é uma empresa de inovação que oferece apoio a organizações na execução de planos estratégicos e projetos. Seu principal produto é o software ScrumHalf, ferramenta responsável por agilizar o planejamento e a execução dos projetos dos clientes. “A oportunidade de iniciar a vida empresarial com o apoio da Incubadora, tendo acesso a um conjunto de atividades que ela oferece (palestras, treinamentos, etc.), é fundamental ao desenvolvimento da nossa visão e amadurecimento profissional”, explica Ricardo Barros, sócio-fundador da empresa.
Residente na Incubadora desde outubro de 2009, a GPE busca o crescimento econômico sustentável com base na inovação tecnológica de seus produtos. Atualmente, 85% do faturamento da empresa, que vem dos projetos de serviços oferecidos às organizações, é investido no desenvolvimento dos seus softwares. Segundo Ricardo, a GPE pretende, em cinco anos, aumentar o número de funcionários, atraindo mão de obra qualificada para trabalhar com as novas tecnologias computacionais que está desenvolvendo.
Sobre a futura instalação no Parque, Ricardo disse que já se reuniu com os gerentes da instituição, responsáveis pela seleção das empresas que pretendem se instalar no local, para ajudar a GPE nesse processo de extensão. “Para nós, é primordial mantermos a proximidade com a Universidade, até porque nosso pessoal é oriundo dos cursos de graduação da UFRJ e de pós-graduação da COPPE, com a qual mantemos um acordo de cooperação técnica e científica”, disse Ricardo. E continua: “Além disso, há muitas empresas já instaladas no Parque que podem nos oferecer inúmeras oportunidades e perspectivas de parcerias em projetos de PD&I.”